rita candeias azores açores

📸 Rita Candeias – Açores

Planeia a sua viagem aos Açores e ainda não sabe (ao certo) o que ver ou fazer?

Ou talvez reside neste paraíso e acha que já o conhece como a palma da sua mão?

Confirme através desta lista de sugestões que reunimos, se não estará a deixar escapar uma das experiências imperdíveis, enquanto permanece nos Açores, com memórias inesquecíveis garantidas!

🌿 Trilhos e passeios

Perca-se na exuberante natureza das nove ilhas, descobrindo as lagoas e cascatas secretas, crateras vulcânicas e paisagens deslumbrantes acessíveis somente à pé.

📸 Azores Gataways – Salto do Prego na Ilha de São Miguel

Existem mais de 60 percursos pedestres nos Açores, que são não só deslumbrantes como também são seguros! Adequados para diferentes tipos de apreciadores da natureza, são divididos em 3 níveis: fácil, médio e difícil. Variam ainda entre a distância e a altitude, sendo um dos percursos mais desafiantes… a subido do Pico, o ponto mais alto de Portugal.

Captamos a sua atenção logo nesta secção? Espreite os seguintes links com mais informações: Azores Gateways, Trilhos Visit Azores e Trilhos Parques Naturais.

🐋 Whale Watching

Whalecome ao paraíso do Atlântico, onde pode observar cerca de 28 espécies dos cetáceos (das 81 espécies existentes), como o famoso Cachalote dos Açores.

As águas costeiras dos Açores, com impressionantes 3000 metros de profundidade, abundantes em plankton e krill, apelam não só os cachalotes (e alguns golfinhos) a permanecem no arquipélago o ano inteiro, como também apelam outras espécies de cetáceos que por cá param durante as suas rotas migratórias para alimentar-se.

Desde que o tempo e agitação marítima o permitam, há sempre possibilidade de usufruir desta experiência ímpar em qualquer altura do ano. Contudo e observando o gráfico abaixo, é evidente que entre Abril e Julho há possibilidade de ver mais espécies o que torna a experiência ainda mais memorável.

📸 Futurismo.pt – Ver Baleias nos Açores: Quando é a melhor altura?

São várias as agências, barcos e serviços que proporcionam esta experiência única. Pode procurar algumas no top do TripAdvisor, fazer uma breve pesquisa no Google, ou no visitazores.com.

Gostaria de saber mais sobre os cetáceos nos Açores? Pode visitar o Museu da Indústria Baleeira no Pico, explorar o artesanato local ou ainda ler um pouco sobre a história Baleeira local.

🧖 Termalismo

É impossível falar dos Açores sem mencionar o termalismo local, até porque, muitos que viajam para as ilhas, fazem-no precisamente para esse fim.

Além dos benefícios de relaxamento total, as águas termais dos Açores, são conhecidas como milagrosas para a saúde e bem-estar.

Existem alguns locais em São Miguel onde se pode desfrutar de águas termais ricas em ferro e minerais – como por exemplo a Poça da Dona Beija, em Furnas, onde estamos localizados (com águas a cerca de 39ºC). As termas da ilha São Miguel são conhecidas pelas suas propriedades terapêuticas e dermatológicas: hidratação da pele, cicatrização, melhoria da anemia e dermatites, entre outros benefícios.

📍 Poça da Dona Beija – Furnas, ilha São Miguel

Existem ainda as termas na ilha Graciosa, porém com águas ricas em clorato de sódio e sulfato de cálcio. Ainda que a sua composição mineral seja diferente das termas da ilha São Miguel, os benefícios assemelham-se bastante.

Pode encontrar mais informações sobre termalismo aqui: https://byacores.com/aguas-termais/

🍍 Gastronomia Regional

Para que não lhe falte a energia, enquanto explora estas ilhas cheias de encantos, a gastronomia local oferece-lhe ótimas opções de doces, salgados e bebidas que não pode deixar de experimentar!

© Amaze Azores – Iguarias Tradicionais

Salgados

Certamente já ouviu falar do queijo de São Jorge, porém os salgados das ilhas não ficam por aí..: alcatra de carne (ou de peixe), lapas, cracas, sopa de peixe, bife à Regional, inhames, chicharros, polvo, cozido das Furnas… são alguns dos pratos e iguarias que não podem faltar na sua lista de degustação regional.

Doces

Bolo lêvedo das Furnas, queijadas da Dona Amélia, queijadas da Graciosa, queijadas da Vila, malassadas, ananás, meloa e maracujá dos Açores, fofas, espécies, massa sovada, biscoitos de orelha… e tanto mais que pode experimentar para satisfazer o mais exigente dos paladares!

Bebidas

E para acompanhar temos chás, Kima (de maracuja ou ananás) e/ou Laranjada. No entanto caso prefira algo com álcool, produzem-se regionalmente também excelentes vinhos, licores, aguardentes, cervejas artesanais, gin, entre outros.

Para mais informações sobre a gastronomia local, recomendamos visitar os seguintes links: resumo por ilha, artigo Azores Getaways, CRAA, excursões gastronómicas no TripAdvisor.

🗻 Subir a Montanha do Pico

A Montanha do Pico é um vulcão com 2351 m de altura – o ponto mais alto de Portugal. O seu trilho consiste na subida até ao Piquinho (Pico Pequeno ou Topo da Montanha), com início e fim na Casa da Montanha, a cerca de 1200 m de altitude. Tem cerca de 3,8 km e um desnível de 1150 m.

Quer a subida, quer a descida, têm uma duração média de cerca de 3 a 4 horas. O trilho pode ser feito de dia (para ver o pôr-do-sol) ou de noite (para ver o nascer do sol). Já mencionamos que no topo tem a vista “panorâmica” de tirar o fôlego?

Para mais informações visite: Azores Gov. Recomendamos ainda a leitura deste artigo dum testemunho detalhado sobre a experiência em primeira mão.

🚣 Turismo X-treme

© ByAçores / Roland Fugger – Parapente em São Miguel, Açores

Caso adora a sensação da adrenalina no sangue, estas experiências certamente serão a sua onda!

E por falar em ondas, sabia que os Açores são um ótimo destino de surf? É de realçar que a Ribeira Grande (ilha São Miguel) recebe um dos campeonatos mais importantes do Circuito Mundial WQS. Descubra mais sobre o surf nos Açores aqui.

Além do surf, pode ainda fazer parapente, passeios moto 4, escalada, canyoning, canoagem, entre outras experiências. Pode encontrar algumas das experiências aqui.

🌋 Geoturismo

Algar do Carvão, Ilha Terceira.

Trata-se de uma notável chaminé vulcânica, que ao contrário do que geralmente se verifica noutros casos não se acha completamente obstruída. Com uma cratera de 15 x 20 m termina 90 m abaixo numa lagoa de águas límpidas. Estima-se que Algar do Cartão tem idade cerca de 2148 anos (+ ou – 115 anos). Mais informações sobre o local aqui.

Gruta de Carvão, Ilha São Miguel

Localizada perto da Ponta Delgada, a Gruta do Carvão, possui uma extensão actual de 1912 metros repartida por 3 troços. Contudo documentos antigos e observações de campo indiciam uma dimensão muito superior à actualmente conhecida, podendo ter atingido dimensões na ordem dos 5 km de cumprimento. Consulte mais informações aqui.

Furna do Enxofre, Ilha Graciosa

A Furna do Enxofre, situada na parte sudeste da Caldeira da Ilha Graciosa, é uma admirável caverna de lava cuja característica principal é ter um teto em abóbada perfeita. O acesso ao interior faz-se através de uma torre com cerca de 37 m de altura e uma escadaria em caracol.

É considerada única no panorama vulcano-espeleológico internacional. Descubra mais aqui.

Caldeiras das Furnas, Ilha São Miguel

As Caldeiras das Furnas são uma atração turística muito visitada.

Devido à proximidade do magma à superfície, o Campo Fumado de Vila das Furnas e o Campo Fumado de Furnas Lagoa são áreas onde ocorrem as imponentes manifestações vulcânicas.

Este calor é também aproveitado para fazer o famoso cozido das Furnas e ao visitar a área junto da Lagoa das Furnas poderá ver onde e como o cozido é preparado. Descubra mais detalhes aqui.

🤿 Mergulho

© Visit Azores – Mergulhar com Tubarões baleia (Santa Maria)

Sabia que é possível praticar mergulho em todas as ilhas do arquipélago? Debaixo de água estas ilhas são tão diferentes como à superfície: com Tubarões baleia num ilha e um naufrágio da segunda guerra mundial noutra.

As Ilhas dos Açores apresentam uma costa com um relevo de fundo muito variado, dotando os locais de mergulho de um interesse geológico acrescido. As experiências são muito diversificadas, como mergulhos costeiros, em naufrágio, em grutas, com tubarões e em montes submarinos remotos – onde o encontro com dezenas de Jamantas e grandes cardumes de peixes pelágicos são regulares.

Visite este artigo do Visit Azores para mais detalhes.

👙 Piscinas e Cascatas Naturais

© By Açores – Ilhéu de Vila Franca do Campo, São Miguel

Fazendo jus à designação das ilhas paradisíacas do Atlântico, não podiam faltar as cascatas, lagoas e piscinas naturais um pouco por todas as ilhas, que valem a pena uma visita.

Descubra as 9 das cascatas mais bonitas seguindo este link, ou ainda, conheça todas as piscinas naturais do arquipélago.

📜 Cultura e Património

E quando falamos dos Açores, não podemos deixar de mencionar a cultura e o património regional, que, sem dúvida alguma, tem uma lista bem extensa.

São inúmeros elementos de arquitetura que fazem parte do património do arquipélago; mas também árvores, moinhos, azenhas, igrejas, fortes, monumentos e até o centro histórico da Angra de Heroísmo.

Porém o património regional não fica pela terra e estende-se ao Património Cultural Subaquático, como por exemplo vestígios de inúmeros naufrágios que marcam acontecimentos históricos importantes.

🐂 Touradas

© RTP / Açores – Touradas, Ilha Terceira

A época taurina decorre aproximadamente entre 1 de Maio e 15 de Outubro, na ilha Terceira.

A atividade cultural é dividida entre touradas de praça e as típicas touradas à corda, em que o touro corre pelas ruas da localidade preso por uma comprida corda segura por um grupo de homens conhecidos como pastores.

Durante as festividades são envolvidos tanto os adultos como as crianças, passando desta forma as tradições locais de geração em geração. Descubra mais informações aqui.

🎊 Festas e Arraiais

O arquipélago dos Açores tem muitas festas e arraiais ao longo de todo o ano que recomendamos visitar. Os mesmos podem ser divididos em eventos de música, cultura e religião; ainda que muitas vezes são de mais que um tipo em simultâneo.

Durante o verão ocorrem vários festivais de música e cultura, entre os mais conhecidos, Sanjoaninas, Festa do Chicharro, Pico Zen, MEO Sound Route, Festas da Praia, entre outras. Em 2022 Açores tornaram-se também a “casa” do festival internacional Atlantis Concert for Earth. Consulte a lista completa seguindo o link.

© By Açores

⛪️ Festas Religiosas

E por falar em festas e arraiais não podíamos deixar de mencionar as festas religiosas.

A religião é bem presente na cultura Açoriana, pelo que, pode visitar vários eventos religiosos importantes, como Festas de Espírito Santo (todas as ilhas), Senhor Santo Cristo dos Milagres (São Miguel) e Procissão dos Abalos (ilha Terceira). Consulte mais informações aqui.

🫖 Industria e Comércio local

Não podíamos deixar de mencionar a industria e o comércio regional com os produtos de qualidade presentes em todas as ilhas.

Desde os bens alimentares (chás, bebidas, doces e iguarias) à cerâmica, joalharia / bijuteria handmade, têxtil, bordados, artesanato (entre outros). O arquipélago é celebre pelo comércio local de qualidade.

Conheça mais sobre a nossa cultura e história através do nosso comércio – visite as nossas lojas locais, fábricas, exposições, feiras, mercados e ateliers de artesanato.

© Gorreana – Ilha São Miguel

Reunimos aqui somente as 14 experiências imperdíveis nos Açores, porém há certamente tantas mais além das acima mencionadas!

Por isso explore, viaje, experimente coisas novas, vá além do conhecido e do mainstream, re-descubra e não perca a faísca de ser turista no local onde mora.


Gostou deste artigo? Descubra mais sobre os Açores! Subscreva a nossa newsletter para ficar à par das últimas novidades: https://amazeazores.com